quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sistema Imunológico e Alimentação

     
     O sistema imunológico é uma complexa rede de tecidos, órgãos, células e substâncias que protegem o nosso corpo de infecções e doenças. Constantemente o nosso corpo hospeda milhões de microorganismos (bactérias, vírus e fungos), que em algumas situações são até benéficos, em outras, não são, causando muitas vezes processos infecciosos. Esses microrganismos benéficos competem com os oportunistas, não deixando que estes últimos se multipliquem. A melhor defesa contra eles é ter um sistema imunológico fortalecido, cujo organismo é capaz de lutar contra esses invasores. É possível observar que a imunidade está baixa quando o organismo é  alvo de infecções e inflamações decorrentes que podem começar pequenas e se tornar mais sérias.
     Estudos têm mostrado que a alimentação regrada e alguns nutrientes específicos podem beneficiar a resposta imunológica, os quais devem ser priorizados em fases mais intensas de treinamento. Os alimentos contêm substâncias bioativas que podem estimular o sistema imunológico, aumentando a resistência aos microrganismos. Algumas substâncias presentes nos alimentos atuam no organismo de maneira a catalisar e potencializar o sistema imunológico, tais como: vitaminas, minerais e enzimas, que devem ser consumidas periodicamente. 
     As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio. Como fonte de vitamina A podemos citar a cenoura, a abóbora, o tomate e o brócolis. Já a vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas, na acerola e no morango. As frutas oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas são ricas em vitamina E e Selênio, portanto devem ser ingeridas diariamente. Já o ácido fólico pode ser encontrado nos feijões e nos vegetais verdes escuros como brócolis, couve-manteiga e espinafre. Peixes, carnes e leite são ótimas fontes de Zinco.
     Além dessas vitaminas, alimentos chamados de probióticos – alguns iogurtes e leites fermentados - também tem ação benéfica no sistema imune. As ações dos probióticos no sistema imunológico consistem em estimular a produção de alguns fatores imunológicos e a modulação de outros.
     Um indivíduo que mantém uma alimentação equilibrada em nutrientes e ingere diariamente frutas, verduras e legumes, está trabalhando para manter seu sistema imunológico fortalecido. 

Imagens:
Google imagens

Fontes:
Santos, Andréia Sena Silva. Nutrição e Sistema Imunológico.
Salgado, Jocelem Mastrodi. Alimentos que fortalecem o Sistema Imunológico
www.rgnutri.com.br
www.nutrisport.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário