segunda-feira, 18 de julho de 2011

Medicamentos emagrecedores e seus efeitos à saúde

     A busca incessante por um corpo perfeito e a dificuldade de se adaptar a uma dieta, exercícios e novos hábitos alimentares leva muitas pessoas a procurar métodos mais "rápidos" para emagrecer, sem se preocupar com os efeitos que esses métodos podem causar a saúde. A maioria dos medicamentos para emagrecer agem no sistema nervoso central inibindo a fome e dando maior sensação de saciedade. Apesar de a Anvisa estar aumentando a fiscalização de venda e prescrição destes medicamentos no Brasil, a sua comercialização é livre nos países vizinhos, facilitando o acesso à população. Porém, muitos medicamentos comercializados fora do Brasil não possuem inspeção sanitária e não apresentam garantias de boa qualidade e procedência. 
     É muito importante que os emagrecedores sejam prescritos por um médico especialista e acompanhado o uso também por um nutricionista, para monitorar a perca de peso e os efeitos destes medicamentos no organismo, pois cada indivíduo pode apresentar uma resposta diferente à medicação. Os principais efeitos colaterais dos anorexígenos são a hipertensão arterial e palpitações - principalmente se houver histórico familiar, irritabilidade, depressão, confusão mental, insônia, náuseas, vômitos, constipação e/ou diarréia e em alguns casos podem causar surtos psicóticos, alucinações e depressão grave. 
     A entrevista abaixo relata a história de uma paciente que fez uso de um medicamento para emagrecer mesmo sem precisão, e por pouco não teve graves sequelas dos efeitos que a medicação causou ao seu organismo.

Parte 1:


Parte 2:

Leia mais sobre emagrecedores no blog: http://www.draramispedroteixeira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário