quarta-feira, 29 de junho de 2011

Consumo de água no inverno

   
     Que a água é um líquido essencial para a vida e que ela corresponde a mais ou menos 60% do peso corporal dos indivíduos, muita gente sabe. Porém, no inverno é comum as pessoas reduzirem o consumo de água porque a sensação de sede diminui, e com isso, acabam causando prejuízos à sua saúde. Com as baixas temperaturas desta estação, ocorre uma perda significativa de água não somente pela respiração, mas ainda por conta do aumento do metabolismo energético, do uso de roupas pesadas e do aumento da diurese (urina). Pessoas com tendência a desenvolver cálculos renais, cistite ou infecções urinárias de repetição devem se atentar ainda mais ao consumo de água, pois a falta dela pode agravar ainda mais a situação. 
     A variação de apenas 1% no grau de hidratação já é suficiente para provocar sintomas de desidratação, como náuseas e tontura. A performance de atletas é prejudicada quando o grau de desidratação excede 2% do peso corporal, alterando os sistemas: nervoso central, cardiovascular e termoregulatório. 
     De acordo com as DRI´s (Dietary Reference Intakes for Water, Potassium Sodium, Chloride, and Sulfate, Food and Nutrition Board, 2005), a recomendação de ingestão diária de água para adultos fica em torno de 3 litros para homens e 2,5 litros para mulheres. Estes valores podem variar de acordo com o estado, idade, peso, atividades físicas de cada indivíduo. 
     Existem boas alternativas para aumentar a ingestão de água neste período, como o consumo de chás, caldos e sopas. As bebidas quentes ajudam a regular a temperatura corporal, e manter o corpo hidratado. Além disso, você pode se beneficiar das propriedades terapêuticas de alguns chás, mas lembre-se sempre de procurar ajuda de um profissional para indicar o melhor para você. 

Imagens:
Google imagens

Fontes: 
Água: elemento fundamental para a vida. Rev. Saúde e Nutrição, ed.03, abril de 2011.
Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate, Food and Nutrition Board, 2005.
www.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário