segunda-feira, 13 de junho de 2011

Inverno e Vinho: o casamento perfeito



     Apesar de não ter começado oficialmente – o inverno no Brasil inicia dia 21 de junho – as temperaturas estão diminuindo, e este clima frio pede um bom vinho. A união é perfeita, além de aquecer o corpo e ser um ótimo acompanhamento de pratos quentes, o vinho faz muito bem a saúde.
     Os polifenóis (substâncias encontradas na casca, semente e polpa da uva) possuem ação antioxidante e antiinflamatória. Dentre os seus principais benefícios à saúde estão a redução dos níveis sanguíneos do mau colesterol (LDL) e aumento do bom (HDL), evitando problemas cardiovasculares. Além disso, estas substâncias agem reduzindo os sintomas do stress e depressão e previnem o envelhecimento precoce.
     O resveratrol é o polifenol encontrado no vinho mais estudado por cientistas, e diz-se que é a substância que mais benefícios traz a saúde. Além de todos os citados acima, o resveratrol pode ter ação sobre o vírus da herpes, inibe o desenvolvimento de tumores e protege os neurônios.
     Estudos revelam que o vinho Brasileiro está em 2º lugar no que diz respeito ao teor de resveratrol. Uma boa notícia para os produtores do país, que só perde para o vinho Francês. A nível nacional, os vinhos que apresentam maior teor da substância são os produzidos nas serras gaúchas, devido ao clima frio e úmido, onde a planta tende a aumentar a produção de resveratrol para combater ataques de fungos e microorganismos.
     Engana-se porém, quem acha que os vinhos nacionais possuem preços mais acessíveis. Uma garrafa do vinho Sesmarias da safra 2008 da Miolo, que foi considerado em 2010 o melhor vinho tinto pelos jurados de uma exposição de vinhos em São Paulo, custa em torno de R$ 200,00. Mas, existem vinhos para todos os gostos e bolsos. Para quem quer qualidade e bom preço, uma ótima opção é visitar as vinotecas argentinas. Além de poder saborear os vinhos antes de comprá-los, você também irá desfrutar dos conhecidos queijos argentinos, e receber uma verdadeira aula sobre a bebida. No quesito atendimento, nossos “hermanos” não deixam nada a desejar.
     
Mas atenção: antes de se embebedar com um bom vinho, lembre-se que a dose recomendada para ingestão diária é de apenas 200ml!

Imagens:
Google imagens

Fonte:
Artigo publicado no mês de junho/11 no site anestezia.com

Um comentário:

  1. Adoro vinho e nesse frio então. o bom é saber que além de gostoso é saudável

    ResponderExcluir