segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Melhore a saúde do seu cabelo através da alimentação

Queda de cabelo, fios extra-finos, quebradiços e sem brilho podem ser sinônimos de uma alimentação desequilibrada.

O cabelo humano é composto por água, lipídios, pigmentos e principalmente por proteína (queratina) que corresponde entre 65% e 95% do peso da fibra capilar. A queratina é encontrada também na pele e nas unhas e ela é formada principalmente por cisteína, um aminoácido que contém enxofre em sua molécula.

A desnutrição capilar pode ocorrer por fatores emocionais, hereditários, hormonais, fluxo menstrual alterado, gravidez, uso de medicamentos, estados patológicos como infecções e utilização de produtos químicos como tinturas, descolorantes e alisantes. Problemas com a alimentação também ocasionam a queda de cabelo, deixam os fios muito secos ou oleosos, quebradiços e sem vida. Dietas de emagrecimento muito restritivas são o principal fator desencadeante da desnutrição capilar. Portanto, seguir uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis são importantes tanto para a manutenção do peso e da saúde do indivíduo, como manter cabelos, unhas e pele bonitos e saudáveis.

O que comer para deixar os cabelos mais saudáveis?

Silício: Um dos componentes mais importantes para o cabelo, participa da reconstituição capilar e previne o seu envelhecimento. O silício orgânico pode ser encontrado nas cascas das frutas, na aveia e na cevada, no trigo e arroz integrais. Mas está presente em maior quantidade em uma planta conhecida popularmente por Cavalinha (Equisetum arvense L.), que pode ser utilizada principalmente na forma de chá.

Manganês: Tem importância para a lubrificação e proteção da cutícula do cabelo, funcionando como uma barreira.  Alguns estudos evidenciam sua carência como causa da alopécia (queda de cabelo). Suas principais fontes alimentares são os cereais integrais, as frutas oleaginosas (amêndoas, castanha do Pará, nozes e amendoim), e as verduras.

Cálcio: Sua deficiência deixa os fios frágeis e quebradiços. O cálcio é encontrado em maior quantidade nos leites e derivados (queijos, iogurtes, requeijão), mas também é encontrado nos vegetais verde-escuros (brócolis, couve, espinafre), gergelim, amêndoas e algumas algas.

Zinco: É responsável pelo fortalecimento do cabelo. O mineral está presente principalmente nos peixes e frutos do mar, nas frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, na semente de girassol e na semente de abóbora.

Vitaminas do Complexo B: Auxiliam no crescimento do cabelo. Em geral, são encontradas nos frutos do mar, laticínios, hortaliças cruas, no ovo e nas frutas oleaginosas. As vitaminas do complexo B também são importantes para a pele e as unhas.

Além da ingestão destes nutrientes, também é importante a adoção de hábitos de vida saudáveis e o cuidado com a alimentação em geral. Algumas dicas simples podem ajudar você a manter os cabelos mais saudáveis, com crescimento adequado, brilho e volume ideais:

- Aumente a ingestão de água. Ela é importante para manter o corpo hidratado, inclusive os fios de cabelo. O ideal é que se ingira de 1,5 a 2,5 litros de água diariamente;
- Diminua o consumo de alimentos gordurosos como frituras, carnes gordas, salgadinhos, bolachas recheadas, manteiga e margarina. Os fios são formados também por lipídios e a alta ingestão de gorduras pode deixá-los mais oleosos;
- Não exagere no Sol. Ao se expor aos raios solares utilize chapéu ou protetor solar exclusivo para o cabelo, que pode ser utilizado diariamente;
- Não lave os cabelos em água muito quente, prefira água morna ou fria, assim você evita que seu cabelo fique sem brilho;
- Tome cuidados também com o excesso do uso do secador. Utilize produtos adequados para proteger o cabelo do calor;
- Corte o cabelo no mínimo a cada dois meses. Isso evita o aparecimento de pontas duplas e o aspecto "vassoura" nas pontas;
- Faça uma boa hidratação nos fios pelo menos uma vez por mês. A hidratação ajuda a manter o cabelo macio, brilhoso e com vida.

Para quem não quer e não pode gastar no salão, uma boa opção é fazer uma hidratação caseira. Aí vão algumas receitas:

Máscara de Abacate - Hidratação
Ingredientes:
1/2 abacate;
1 copo (aproximadamente 250 ml) de iogurte natural;
1 shampoo de sua preferência;
Bata o iogurte com o abacate no liquidificador. Lave o cabelo com o shampoo. Divida o cabelo em mechas e vá aplicando somente no comprimento e nas pontas. Use uma toca por 40 minutos.

Máscara de Iogurte e Manga - Brilho

Ingredientes:
1 copo de iogurte natural sem sabor
1/2 manga rosa
Bata no liquidificador a manga e o iogurte. Lave o cabelo com shampoo. Divida o cabelo em mechas e vá aplicando somente no comprimento e nas pontas. Use uma toca por 40 minutos.

Máscara para cabelos oleosos - diminui a oleosidade

1 maço de espinafre cozido
2 galhos pequenos de alecrim
Bata os ingredientes no liquidificador e aplique nos cabelos pré-lavados. Deixe agir por no mínimo 30 minutos. Depois é só enxaguar.

Máscara para cabelos secos

1/3 de xícara de nozes
1/2 xícara de leite de coco
Bata os ingredientes no liquidificador ou utilize um multiprocessador de alimentos. Aplique sobre mechas de cabelo pré-lavadas e deixe agir por 20 minutos. Depois enxague.


Fontes:
SALGADO, Jocelem Mastrodi. Guia dos Funcionais. São Paulo: Ediouro, 2009.
www.oglobo.globo.com
www.nutricaoemfoco.com.br
Imagens:
http://comunidade.bemsimples.com/beleza/w/beleza/Alimentos-que-deixam-o-cabelo-saudavel.aspx
http://www.portalvital.com/blog/alimentacao-saudavel/dicas-para-deixar-seus-cabelos-mais-saudaveis/

Um comentário: