segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Manteiga X Margarina

50% da população brasileira tem o hábito de consumir manteiga ou margarina todos os dias.


Vários estudos tem analizado as diferenças entre estes dois alimentos quanto aos seus benefícios e prejuízos a saúde. É de grande discussão entre pesquisadores, médicos e nutricionistas quanto a indicação de qual seria a "melhor" para ser consumida.

As margarinas são as maiores fontes de ácidos graxos trans do que a manteiga. Estes ácidos graxos são formados durante o processo de hidrogenação do óleo vegetal e aumentam o colesterol plasmático do tipo LDL. Além disso, alguns estudos indicam também que o consumo de ácidos graxos trans tem impacto direto no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas coronarianas.

A manteiga, é pobre em gorduras trans, porém rica em ácidos graxos saturados, que são lípides de origem animal. De acordo com a RDA (Recommended Dietary Allowances), deve-se limitar o consumo da proporção de gordura saturada a um mínimo de 10% das calorias totais ao dia para afastar o risco de doenças cardiovasculares.

Um estudo realizado pelo InMetro indicou a quantidade de gorduras do tipo insaturada, saturada e colesterol em 5 marcas de margarina e 5 marcas de manteiga. As manteigas tiveram altos teores de colesterol e gordura saturada. A média de consumo diário desse produto, é de 20g, o que representa, em valores, metade do que podemos consumir de gordura saturada diariamente. A margarina obteve, na média, menos da metade do valor de gordura saturada das manteigas, o que indica um vantagem para quem possui problemas com alta taxa de colesterol. Uma outra vantagem, é que, por ser um produto de origem vegetal, a margarina não tem colesterol.


Outra pesquisa recente, realizada pela USP com pessoas que tinham síndrome metabólica, doença que atinge 30% dos brasileiros e aumenta em cinco vezes a chance de sofrer derrames e ataques cardíacos, demonstrou que consumir manteiga ou margarina em quantidades moderadas não aumenta o risco de ter doenças cardiovasculares.

O estudo foi o primeiro no Brasil a estudar se manteiga ou margarina pioram o risco de doenças cardiovasculares. Em seu estudo, a nutricionista Ana Carolina Gagliardi solicitou que 66 voluntários deixassem de consumir as manteigas ou margarinas que estavam acostumados, os dividiu em quatro grupos e pediu para que consumissem, diariamente, as quantidades recomendadas por ela.

Depois de 35 dias, a quantidade de proteínas que indica o risco de infarto permaneceu igual no sangue dos voluntários. O tempo para a mudança de dieta influenciar na quantidade dessas moléculas é de 28 dias. O colesterol ruim, chamado de LDL, também não aumentou no sangue. Apenas a margarina com fitoesterol ajudou a reduzir os níveis de colesterol ruim do sangue.

São necessários mais estudos para saber se o risco de doenças do coração também permanece inalterado em pessoas saudáveis. Como a quantidade de gordura não afetou os pacientes que tinham maior propensão a doenças cardiovasculares, o mesmo deve acontecer com pessoas saudáveis.

Para quem ainda está na dúvida, acredito que a melhor opção seja o consumo de cremes vegetais enriquecidos com fitoesteróis que podem contribuir para a redução de colesterol LDL (colesterol ruim) no sangue. Assim como o indicado na pesquisa da USP e outras pesquisas no exterior. Diferentes das margarinas, os cremes vegetais não possuem gordura hidrogenada em sua composição, e sim óleos vegetais interesterificados, além de conter menos calorias do que as margarinas. Fitoesteróis são substâncias semelhantes ao colesterol e encontradas em vegetais. São pouco absorvidas pelo intestino e competem com o colesterol, contribuindo para que este seja menos absorvido e, desta forma, auxiliam na redução dos níveis de colesterol total no sangue. A quantidade recomendada deste produto é de 20g por dia (2 colheres de sopa rasas), consumida preferencialmente com torradas ou pães integrais. No Brasil o único creme vegetal enriquecido com fitoesteróis é a Becel Pró-Activ, que é encontrada facilmente em grandes redes de supermercados.
  
Fontes:
www.inmetro.gov.br

Imagens:
www.inmetro.gov.br
http://umdenosdois.blogspot.com/
http://proactiv.com.br/Consumer/Article.aspx?Path=Consumer/HealthyHeartLiving/OurProducts/BecelProactiv

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu post. Parabéns, apesar de eu não concordar 100% com ele.

    Não acredito que seja necessário deixar de consumir manteiga, exceto pacientes portadores de patologias ligadas ao colesterol ou ainda aqueles indivíduos que tem predisposição a taxas altas de LDL.

    Eu como manteiga diariamente e nunca tive problemas com o colesterol. Não adianta de nada deixar de comer a manteiga e abusar da margarina. O que é válido é utilizar o produto com moderação. O excesso sempre vai ser prejudicial, independente de qual produto se use.

    Outro fator que me faz inclinar para o lado da manteiga é o fato dela ser natural. Alguns estudos já mostram correlação entre a gordura interesterificada (das novas margarinas) com a resistência insulínica, que para mim é tão prejudicial quanto o aumento do colesterol no sangue.

    Mais detalhes:(http://marcusavila.blogspot.com/2010/04/coma-manteiga-mas-saiba-como-e-porque.html)

    Grande Abraço Karina!

    ResponderExcluir