segunda-feira, 26 de julho de 2010

Alimentos Orgânicos: Uma opção saudável e sustentável

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam à qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores. No Brasil, o sistema orgânico de produção está regulamentado pela Lei Federal no 10.831, de 23 de dezembro de 2003, que contém normas disciplinares para a produção, tipificação, processamento, envase, distribuição, identificação e certificação da qualidade dos produtos orgânicos, sejam de origem animal ou vegetal.

Um fator importante a ser considerado é o teor de nutrientes das frutas, verduras e legumes da agricultura tradicional e da orgânica. Um estudo realizado nos Estados Unidos em 2007 aponta que o teor de vitaminas, minerais e fotoquímicos dos produtos orgânicos pode ser maior que 40% em relação aos produtos da agricultura tradicional. Mesmo não tendo muitos estudos relacionados a comparar nutrientes entre alimentos orgânicos e inorgânicos, sabe-se que a utilização de agrotóxicos (frutas, legumes e hortaliças), antibióticos e anabolizantes (animais) pode causar predisposição a doenças como tumores, infertilidade, doenças do fígado e rins, doenças do sistema nervoso, dentre outras.

Dentre as vantagens da utilização de alimentos orgânicos pode citar-se:
- Prevenção de doenças relacionadas a agrotóxicos, antibióticos e anabolizantes;
- Menor risco de desenvolvimento de cânceres;
- Maior valor nutricional dos alimentos;
- Conservação do meio ambiente;
- Aumento da renda de pequenos produtores;
- Incentivo ao cultivo familiar;

Como os alimentos orgânicos são produzidos em pequena escala, e por poucos produtores, seu preço de mercado é um pouco maior em relação aos não orgânicos, porém, algumas alternativas como a implantação de uma horta caseira ou comunitária, podem ajudar a incluir estes alimentos na mesa do brasileiro.

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), realizado pela Anvisa, listou os 9 alimentos com mais quantidade de agrotóxicos:

    



1º Pimentão: 65,36%
2º Morango: 36,05%
3º Uva: 32,67%
4º Cenoura: 30,39%
5º Alface: 19,8%
6º Tomate: 18,27%
7º Mamão: 17,31%
8º Laranja: 14,85%
9º Abacaxi: 9,47%


Em Foz do Iguaçu, os produtos orgânicos podem ser encontrados em grandes redes de Supermercados, Armazéns de Produtos Naturais e pequenas hortas. Deve-se sempre verificar o rótulo dos alimentos, que devem conter um selo de alimento orgânico e procedência do produto.

Para quem ainda não tem acesso a estes alimentos, uma das alternativas para amenizar o excesso de produtos químicos, é a higiene adequada dos vegetais. Alguns procedimentos devem ser realizados adequadamente, para melhor aproveitamento destes produtos.

Como lavar frutas, verduras e legumes:

- Lave as frutas, e legumes um a um ou as hortaliças, folha a folha em água corrente (torneira);
- Prepare uma solução de água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água;
- Mergulhe os vegetais nesta solução e as deixe descansar entre 10 e 15 minutos;
- Enxágüe os vegetais em água corrente para retirar a água sanitária;
- Os vegetais estão prontos para o uso, ou podem ser guardados sob refrigeração em potes com tampa ou sacos apropriados;
- Não deve-se utilizar esponjas para lavar os vegetais, elas podem conter fungos e bactérias, e ao invés de "limpar" os alimentos vai colaborar para a proliferação de mais microorganismos.

Este vídeo apresentado pelo programa Fantástico da Rede Globo, mostra a avaliação da Anvisa e a higiene correta dos vegetais.



Fontes:
www.planetaorganico.com.br
www.portalorganico.com.br
www.aao.org.br
www.unicamp.br

Um comentário:

  1. Olá Karina, retribuindo a visita, rsrs. Adorei seu blog, e concordo que a internet é a nossa nova ferramenta de trabalho, temos que usar com sabedoria!! Abraço, sucesso!!

    ResponderExcluir