segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os benefícios da Camellia sinensis

Certamente você já ouviu falar ou utilizou pelo menos um destes chás: chá verde, chá preto, chá branco, chá oolong e chá vermelho. Talvez você não saiba, mas todos estes chás são provenientes da mesma planta, a Camellia sinensis.

Esta variedade de chás promove basicamente as mesmas ações no organismo, porém são diferentes em sua forma de colheita e preparo, o que faz com que cada um deles tenha suas peculiaridades e sejam estudados individualmente. Vamos aprender um pouco de cada um:

Verde - As folhas vão para a secagem após a colheita. Seu sabor é um tanto amargo. As folhas são apenas passadas pelo calor, imediatamente após colheita, evitando, assim, a fermentação.

Preto - As folhas sofrem um processo de fermentação que confere ao líquido um tom avermelhado escuro e um sabor intenso. As folhas são colocadas em tanques fechados até fermentarem. Depois elas são aquecidas e desidratadas.

Oolong - Sofre um processo de fermentação muito curto. Uma secagem rápida é feita logo após a colheita. Depois as folhas vão para um tanque, para fermentar, mas o processo é interrompido no início. O sabor é suave. Este chá é o menos comum no mundo ocidental.

Vermelho - A diferença entre eles é que o processo de maturação do chá vermelho demora cerca de 60 anos. As folhas são comprimidas e armazenadas em barris, em condições especiais e durante o processo, a erva ganha cor de terra avermelhada com sabor terroso, porém sem amargor.

Branco - A diferença é que no caso do chá branco, folhas e brotos são colhidos antes das flores se abrirem, quando ainda estão cobertos por uma fina penugem que resulta num aspecto prateado - daí a origem do nome "chá branco". Os brotos e as folhas são cozidos ao vapor e submetidos à secagem. Pode-se dizer que o chá branco é uma versão menos processada.

Os chás da Camellia sinensis são habtualmente utilizados para auxiliar no processo de emagrecimento junto a uma alimentação equilibrada, porém possuem outras ações tão ou mais importantes do que esta.

As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Os chás também possuem substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Vários estudos demonstram que principalmente, o chá verde, pode ajudar a diminuir as taxas de colesterol sanguíneo, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e ativa o sistema imunológico. Além disso, tem-se estudado a utilização da planta para prevenção de cânceres. Há indícios de que o chá também ajude na prevenção e tratamento de doenças respiratórias como gripes, bronquites e alergias.  

Já não bastasse todas estes adjetivos, os chás ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura corporal. Junto com uma alimentação equilibrada os resultados são rapidamente visíveis. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada, o que faz a industria de cosméticos investir cada vez mais em cremes, géis queimadores de gordura e loções a base da planta.

Para obter um bom resultado, o ideal é que se consuma pelo menos 4 xícaras de chá por dia (feitos no momento do consumo). Não é indicado a ingestão de grandes quantidades no período noturno, pois pode atrapalhar o sono, devido a cafeína contida na bebida.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Comecei a tomar o chá verde em capsulas hoje, quero ver o resultado junto com a diate que já sigo

    ResponderExcluir