terça-feira, 17 de agosto de 2010

Fast Food´s: Faça bom proveito!

Febre entre crianças e adolescentes, o mundo do Fast Food vem ganhando cada vez mais adeptos entre adultos e idosos, principalmente pela praticidade e facilidade de acesso.


Na correria do dia-a-dia, fica difícil preparar as refeições em casa. Por esta razão, muita gente tem aderido aos Fast Food´s. Ao contrário do que boa parte da população pensa, não são apenas grandes redes de lanchonetes, consideradas vilãs na alimentação do brasileiro e do resto do mundo.

O nome Fast food em português significa "comida pronta", portanto, podemos considerar que os alimentos congelados como lasanhas, massas, sanduíches, pizzas e pratos prontos também fazem parte desta categoria de alimentos. Mas o que faz estes alimentos serem considerados prejudiciais a saúde?

Geralmente, estão cheios de gordura, principalmente do tipo saturada, e sódio em excesso. A gordura saturada é proveniente principalmente de alimentos de origem animal e é responsável pelo aumento do LDL colesterol, e, consequentemente aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Já o sódio é o mineral de principal constituinte do sal de cozinha, e é utilizado geralmente para conservação dos alimentos prontos. O excesso de sódio libera hormônios que fazem ocorrer a retenção de líquidos no corpo, aumentando a pressão arterial.

Portanto, para prevenir problemas de saúde e obesidade, estes alimentos devem ser consumidos moderadamente e eventualmente, ou seja, não devem ser consumidos todos os dias. Para manter o peso ideal e a saúde em dia, é necessário uma dieta equilibrada em nutrientes (pirâmide alimentar), aliado a prática de atividades físicas. Uma das opções para refeições fora de casa são os restaurantes naturais ou buffet´s, que disponibilizam uma maior variedade de alimentos, facilitando a escolha de alimentos saudáveis.

A pedido de alguns pacientes que não abrem mão de uma refeição nas grandes redes, ou que muitas vezes, "pressionados" pelos colegas ou familiares acabam frequentando estas lanchonetes da cidade, elaborei uma pequena tabela com algumas opções de escolha "saudáveis" para que você possa fazer bom proveito dos Fast Food´s. (Clique na imagem para vê-la em tamanho maior). 


O critério utilizado para elaboração desta tabela, foi a redução principalmente de calorias e de gordura. A maioria dos lanches contendo hambúrgueres, das três redes de lanchonetes chegam a conter até 50% de gordura e 55% de sódio necessário para um indivíduo durante 24h, isso sem contar os acompanhamentos (batata frita e refrigerante). Mesmo conseguindo reduzir gordura e calorias com a escolha de alimentos mais "saudáveis", a diferença da quantidade de sódio entre eles, é muito baixa. Portanto, como falei anteriormente, estes alimentos não devem ser consumidos frequentemente.  

As três redes de lanchonetes pesquisadas disponibilizam em seus sites as tabelas com informação nutricional dos alimentos comercializados, então, antes de escolher a melhor opção vale a pena analizar o conteúdo destas informações.

Imagens:
Google imagens

Fontes:
www.novositedogiraffas.com

2 comentários:

  1. Oi Karina,
    Adorei seu blog, tanto que estou indicando a leitura dessa postagem no meu, tudo bem?
    Confira, se quiser:
    http://sabrinanoureddine.blogspot.com/2010/10/gerente-de-lanchonete-deve-ser.html
    Grande abraço e parabéns,
    Sabrina.

    ResponderExcluir
  2. oi karina parabens pelo seu blog está excelente,mtas materias interessantes...ah gostaria de participar do sorteio....luraichert@gmail.com

    ResponderExcluir