segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Arroz Integral

Certamente você já ouviu falar que deve substituir a ingestão de arroz branco por arroz integral, mas você sabe o motivo de fazer esta mudança???


Primeiramente, o arroz integral, por não passar por processo de polimento e remoção de casca, mantém a maior parte das propriedades nutricionais, como vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras, existentes em pouca quantidade no arroz branco. 

Quando falamos de valor calórico, há pouca diferença entre os dois tipos, porém, as fibras presentes no arroz integral facilitam o processo de digestão, melhoram o funcionamento intestinal e diminuem as quantidades de calorias a serem absorvidas. Por isso, ingeri-lo diariamente é ideal para quem busca uma dieta de emagrecimento, controle do diabetes, hipertensão ou simplesmente uma alimentação saudável. 

Como cozinhar o arroz integral?
Uma das dificuldades de quem está começando a ingestão deste arroz é fazer o cozimento de forma adequada. A primeira dica é: não ter pressa. A alta quantidade de fibras faz com que o cozimento demore mais se comparado ao arroz branco. 

Como não tenho muito tempo, costumo cozinhar uma quantidade que vá me atender 3 ou 4 dias. Então utilizo 1 1/2 xícara de chá de arroz integral, para este período, para uma pessoa. 

Primeiro eu coloco 1 fio de azeite de oliva na panela, e douro 3 dentes de alho amassados e 1 cebola picada. Acrescento o arroz integral, 1 pitada de sal marinho e 4 xícaras de água fervendo. Tampo a panela e deixo cozinhar em fogo médio. O arroz tem que ficar "al dente". As vezes ele seca e precisa colocar mais um pouco de água, pra ficar mais molinho. Algumas pessoas cozinham na pressão, eu particularmente não gosto porque as fibras amolecem muito. 

Para não enjoar, vale utilizar o arroz integral em outras preparações, como bolo de arroz, arroz com vegetais, risotos, arroz de forno, etc. 

Esta receitinha eu coloquei na página do Facebook e dá super certo, além de ser pouco calórica.

RISOTO VERDE - Opção para o jantar 370 kcal porção da foto - 1 pessoa

Receita para 1 pessoa:
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- Azeite de oliva
- 130g de peito de frango em cubos
- 3 colheres de sopa de arroz integral cozido
- 1 xícara de brócolis picado
- 1 xícara de couve fatiada
- Sal a gosto
- 1 colher de sobremesa rasa de requeijão

Dourar a cebola, o alho e o peito de frango em um fio de azeite de oliva. Acrescente o brócolis e deixe refogar. Desligue o fogo e acrescente o requeijão e a couve. Usei queijo minas para enfeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário