segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pão Branco X Pão Integral

O pão é uma fonte de carboidrato, responsável por fornecer energia ao corpo. Sabemos que o organismo humano precisa em torno de 50% de carboidratos na sua dieta diária. Mesmo sendo considerado um "vilão" nas dietas de emagrecimento, o carboidrato não deve ser banido da dieta, mas consumido com moderação. Com a correria do dia-a-dia, o pão é uma forma de lanche gostoso e rápido, mas nem sempre saudável. 

O pão branco é feito de farinha branca, refinada, com baixo teor de vitaminas, minerais e fibras, que são retirados durante o processo de fabricação da farinha. Já o pão integral contém farinhas integrais, que apresentam pedaços de grãos. Isso faz com que estas farinhas tenham um teor de vitaminas e minerais mais elevados, já que estes nutrientes se encontram no farelo e no gérmen do trigo, partes que são retiradas durante a moagem da farinha branca. 

Apesar de apresentarem quantidades similares de calorias, as fibras presentes no pão integral dão sensação de saciedade, evitando a ingestão de grandes quantidades. Além disso, as fibras auxiliam no processo de digestão, funcionamento do intestino, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diminuem a absorção do açúcar (diabéticos) e auxiliam no processo de emagrecimento. 

Além do pão integral convencional, também podem substituir o pão branco - pão de centeio, pão de linhaça, 7 / 12 grãos, pão de aveia, entre outros pães preparados com grãos integrais.



Fontes: 
www.ufrgs.com.br
www.g1.globo.com/bemestar


2 comentários:

  1. O problema é que a maioria dos fabricantes vendem os supostos pães integrais, mas que na verdade sempre contém farinha de trigo enriquecida junto. É muito difícil encontrar pães 100% integrais, cookies então já desisti.
    Tenho problema com intolerância a lactose e resistência insulina, é fogo achar pães e cookies que eu possa comer sem me fazer mal.
    Gostei muito do seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda é difícil encontrar estes alimentos, mesmo com a grande demanda. A melhor opção ainda é preparar em casa e sempre ler os rótulos. Continue acompanhando a página, agradeço o contato.

      Excluir