quarta-feira, 18 de maio de 2011

A alimentação no combate à Acne

     A acne é uma dermatose inflamatória que se desenvolve nos folículos pilos sebáceos, Ela é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas.
Dentre os fatores causadores da acne temos:
     Fatores hereditários: existem famílias inteiras de acnéicos. Nestes casos, a partir de 10 anos é possível prever o aparecimento da acne.
     Desequilíbrio Hormonal: É na puberdade que o adolescente tem os seus hormônios sexuais estimulados e com a ativação dos hormônios masculinos ocorre uma reação nas glândulas sebáceas, propiciando o aparecimento da acne.
     Ovários: ocorre nas mulheres portadoras de uma disfunção que não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno).
Além disso, essas pacientes além da acne podem ter problemas de obesidade, aumento de pelos e irregularidades menstruais.
   Uso de cosméticos: os produtos gordurosos ou oleosos (como as bases e cremes hidratantes, por exemplo) podem trazer acne até para quem nunca teve este tipo de doença, nem na adolescência.
     Medicamentos: remédios como cortisona, os barbitúricos, xaropes à base de iodo ou bromo podem ter efeito colateral e formar a acne. Se o uso for imprescindível, recomenda-se um tratamento dermatológico paralelo.

     Além de manter uma boa higienização da pele, ter cuidados ao sol e utilizar produtos adequados ao tipo de pele (indicados pelo dermatologista), algumas mudanças na alimentação podem ajudar a amenizar o aspecto da acne e diminuir a oleosidade da pele.
     Primeiramente é necessário evitar os alimentos gordurosos como frituras, carnes gordas e embutidos. Os alimentos considerados “inflamatórios” – açúcares, chocolate ao leite (prefira o amargo), farinhas refinadas, gorduras trans, sal e alimentos industrializados - também devem ser retirados do cardápio. Eles agravam o processo inflamatório da acne e dificultam sua cicatrização. Leite e derivados também devem ser evitados, com exceção dos que contém probióticos como iogurtes e leites fermentados.
     A ingestão de fibras e de água deve ser aumentada para garantir o bom funcionamento intestinal. Invista na ingestão de frutas com casca e bagaço, vegetais folhosos, frutas secas, aveia, quinua e granola.

Imagens:
Google imagens

Fontes:
www.rgnutri.com.br
www.dermatologia.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário