segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nutrição Anti-Envelhecimento

Como o nome do blog sugere, nós somos o que comemos! A nossa alimentação reflete-se no estado do nosso cabelo, pele, unhas, dentes, forma física, e até no nosso estado emocional. Uma das grandes preocupações em relação à saúde atualmente é o processo de envelhecimento, tanto físico, quanto mental. A utilização de cosméticos, medicamentos e técnicas cirúrgicas são cada vez mais comuns para prevenir e/ou atenuar o envelhecimento, mas muita gente não sabe que a alimentação tem papel fundamental nesta prevenção. 
Estudos no mundo todo têm demonstrado que alguns nutrientes podem ser capazes de melhorar a elasticidade, hidratação e firmeza da pele, reduzindo o surgimento de rugas e manchas senis. Além disso, uma alimentação equilibrada unida a hábitos de vida saudáveis ajudam a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento, como Doenças Cardiovasculares, Alzheimer e Osteopatias.  
A nutrição Anti-Aging surge então para ajudar pessoas preocupadas em atenuar as alterações físicas e mentais do envelhecimento. A adequação do peso corporal é o primeiro passo para reduzir estes efeitos, e deve sempre ser feita com acompanhamento profissional. É importante ressaltar que quanto mais cedo o indivíduo adotar hábitos alimentares anti-aging, melhores serão seus resultados.
Muitos são os nutrientes e alimentos que agem diretamente nesta prevenção, mas alguns são essenciais, saborosos, e melhor de tudo: acessíveis a qualquer bolso!

ÁGUA – Hidrata as células da pele, cabelo e unhas, evitando o ressecamento e a escamação. Além disso, aumenta o bolo fecal, melhorando o funcionamento intestinal. Sabe-se que para ter pele, cabelo e unhas saudáveis e manter a forma, ter o intestino funcionando corretamente é fundamental. Com o passar dos anos, nossa microbiota intestinal tende a sofrer alterações, e casos de constipação são comuns. Portanto, a água é fundamental em qualquer fase da vida, principalmente no envelhecimento.

LINHAÇA – Rica em fibras e Ômega 3, ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL, auxilia no processo de emagrecimento, funcionamento intestinal e reduz os sintomas da menopausa. Alguns estudos relacionam também o consumo da semente com a prevenção de cânceres. Sua ingestão deve ser diária.

IOGURTE – Equilibra a flora intestinal, melhorando a absorção de nutrientes. Rico em probióticos melhora o sistema imune, prevenindo infecções e reduzindo alguns tipos de cânceres. Também é uma ótima fonte de Cálcio, que ajuda a prevenir as osteopatias. Deve ser consumido na forma de iogurte desnatado ou semi-desnatado, sem corantes, açúcares ou espessantes, que atrapalham a sobrevivência das bactérias benéficas no organismo. Estudos indicam que a ingestão de 200ml de iogurte por dia é o suficiente para ter estes benefícios.


FRUTAS VERMELHAS – Amora, cereja, morango, acerola e pitanga são ricas em ácido elágico, que segundo alguns estudos, é capaz de prevenir o envelhecimento precoce das células e evitar o surgimento de alguns cânceres. Além disso, as frutas vermelhas possuem uma boa quantidade de vitamina C, que tem os mesmos benefícios do Ác. elágico, além de ser essencial para a produção de colágeno. Aproveite a época de colheita de acerola. 100g de acerola possui 22 vezes mais vit. C do que uma laranja. 
               
Estes são apenas alguns alimentos que contribuem na prevenção do envelhecimento, mas a lista é enorme. Se você quer mudar sua alimentação e saber mais sobre nutrição Anti-Aging, agende sua consulta e comece a se prevenir agora mesmo!


Imagens:
Google imagens

Autor: Karina Rigo
Matéria publicada no caderno Viver Saúde da Gazeta do Iguaçu 05/11/10

Um comentário:

  1. Muito boa esta reportagem,pois alem de nos ensinar a ter uma vida saudavel nos dias de hj,nos ajuda a envelhecermos com qualidade de vida.E todos sabemos que qualidade de vida nos dias de hj e tudo!

    ResponderExcluir