quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Realce a sua beleza com a ajuda da Vitamina C

A função da vitamina C vai muito além de prevenir resfriados, ela pode ser um importante aliado à sua Beleza!

O ácido ascórbico (vitamina C) faz parte de um grupo de substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo. É uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água), o que significa que seu organismo usa o que necessita e elimina o excesso. A melhor maneira de se obter a quantidade necessária é por meio de uma alimentação saudável e equilibrada em nutrientes. 

A vit. C é essencial para a formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do corpo (derme, cartilagem e ossos). Sem o colágeno, o tônus muscular sofre uma diminuição, atingindo a saúde dos ossos, pele, unhas e cabelos, fazendo com que se tornem menos resistentes, percam a elasticidade, o brilho e reduzam o crescimento, facilitando o aparecimento de estrias e celulite, levando ao envelhecimento do corpo. Portanto, a vit. C é um aliado para sua saúde e manutenção da beleza. 

A vitamina também tem papel fundamental na integridade das paredes dos vasos sanguíneos, ajuda o organismo a responder à infecção e ao stress, e melhora a absorção de selênio e de ferro da alimentação, evitando a anemia. Além disso, o nutriente ajuda a proteger as vitaminas lipossolúveis A e E, e os ácidos graxos da oxidação e diminui a resistência periférica a insulina. 

A dose recomendada de ingestão da vitamina é de cerca de 100mg/dia, mas em situações especiais, tais como infecções, gravidez, amamentação, e em tabagistas, doses ainda mais elevadas podem ser necessárias. Algumas pessoas ingerem grandes quantidades de suplementos vitamínicos por acreditarem que podem evitar algumas doenças, como resfriados. Entretanto, sabe-se que doses maiores de que 1000mg/dia da vitamina podem trazer danos ao organismo ao invés de benefícios, como náuseas, cólicas estomacais, diarréia, alterações no ciclo menstrual e, possivelmente, cálculos renais (em indivíduos susceptíveis). Por isso, é imprescindível a prescrição da vitamina por um profissional nutricionista ou médico.

Através de uma alimentação rica em vegetais - frutas, verduras e legumes, facilmente o organismo receberá a necessidade diária de vitamina C recomendada. A acerola é a fruta com maior teor de vit. C (cerca de 1600mg por 100g da fruta), seguida de outros alimentos como goiaba, caju, manga, morango, mamão papaya, kiwi, melão, laranja, pitanga, abacaxi, maracujá e limão; além da cenoura, pimentão, abóbora e espinafre. 

Não podemos esquecer, que a vitamina é sensível ao calor. Portanto, a melhor forma de consumí-la é através de alimentos crus, pois o cozimento irá diminuir a quantidade de vitamina C do alimento. Além disso, nada de preparar uma jarra de suco e deixar o dia todo na geladeira, pois ela também é sensível a luz, por isso, os sucos de frutas ricas em vit. C devem ser preparados na hora e quantidade do consumo. 

Imagens:
google imagens


Fontes:
COZZOLINO, Sliva M. Franciscato. Biodisponibilidade de Nutrientes. 2ª edição - atualizada e ampliada. Barueri, São Paulo: Manole, 2007.
MANELA-AZULAY, Mônica, et al. Vitamina C. An. Bras. Dermatol. Rio de Janeiro, v.78, n.3, jun/2003. Disponível em: www.scielo.br.

Um comentário:

  1. Ola
    bom dia
    lindo blog
    e cheio de novidades interessantes
    um abraço
    Helena
    Comentei na sua pagina do Face
    Helena

    ResponderExcluir