A função da vitamina C vai muito além de prevenir resfriados, ela pode ser um importante aliado à sua Beleza!

A vit. C é essencial para a formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do corpo (derme, cartilagem e ossos). Sem o colágeno, o tônus muscular sofre uma diminuição, atingindo a saúde dos ossos, pele, unhas e cabelos, fazendo com que se tornem menos resistentes, percam a elasticidade, o brilho e reduzam o crescimento, facilitando o aparecimento de estrias e celulite, levando ao envelhecimento do corpo. Portanto, a vit. C é um aliado para sua saúde e manutenção da beleza.
A vitamina também tem papel fundamental na integridade das paredes dos vasos sanguíneos, ajuda o organismo a responder à infecção e ao stress, e melhora a absorção de selênio e de ferro da alimentação, evitando a anemia. Além disso, o nutriente ajuda a proteger as vitaminas lipossolúveis A e E, e os ácidos graxos da oxidação e diminui a resistência periférica a insulina.
A dose recomendada de ingestão da vitamina é de cerca de 100mg/dia, mas em situações especiais, tais como infecções, gravidez, amamentação, e em tabagistas, doses ainda mais elevadas podem ser necessárias. Algumas pessoas ingerem grandes quantidades de suplementos vitamínicos por acreditarem que podem evitar algumas doenças, como resfriados. Entretanto, sabe-se que doses maiores de que 1000mg/dia da vitamina podem trazer danos ao organismo ao invés de benefícios, como náuseas, cólicas estomacais, diarréia, alterações no ciclo menstrual e, possivelmente, cálculos renais (em indivíduos susceptíveis). Por isso, é imprescindível a prescrição da vitamina por um profissional nutricionista ou médico.

Não podemos esquecer, que a vitamina é sensível ao calor. Portanto, a melhor forma de consumí-la é através de alimentos crus, pois o cozimento irá diminuir a quantidade de vitamina C do alimento. Além disso, nada de preparar uma jarra de suco e deixar o dia todo na geladeira, pois ela também é sensível a luz, por isso, os sucos de frutas ricas em vit. C devem ser preparados na hora e quantidade do consumo.
Imagens:
google imagens
Fontes:
COZZOLINO, Sliva M. Franciscato. Biodisponibilidade de Nutrientes. 2ª edição - atualizada e ampliada. Barueri, São Paulo: Manole, 2007.
MANELA-AZULAY, Mônica, et al. Vitamina C. An. Bras. Dermatol. Rio de Janeiro, v.78, n.3, jun/2003. Disponível em: www.scielo.br.
Ola
ResponderExcluirbom dia
lindo blog
e cheio de novidades interessantes
um abraço
Helena
Comentei na sua pagina do Face
Helena