sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Lactose: quando tirar da dieta?

Muito tem-se falado a respeito das dietas restritas em lactose, mas quase não vejo informações a respeito, apenas induzindo a não utilização, então vamos a alguns esclarecimentos:

O que é a lactose?
A lactose nada mais é do que o açúcar presente no leite. 

O que é a intolerância a lactose?
A intolerância acontece quando há uma deficiência na produção da lactase - enzima responsável pela hidrólise da lactose - quebra da lactose em galactose e glucose. Ela pode surgir em qualquer ciclo da vida, desde o recém-nascido até o idoso. Muitas vezes, crianças tendem a apresentar a intolerância por um curto período, normalizado com a produção da enzima pelo organismo. 

Não sou intolerante, devo retirar o leite da minha dieta?
Depende. Alguns estudos avaliam a ação inflamatória do leite e outros alimentos em nosso organismo. De modo geral, o excesso deste alimento pode contribuir para o aparecimento ou agravamento de alergias, asma, bronquite e sinusite. Além disso, pode afetar o sistema digestório, causando constipação intestinal ou diarréia, gases, estufamento e azia. Converse com seu nutricionista antes de retirar totalmente a lactose do seu cardápio.

Quais sintomas estão relacionados a intolerância a lactose?
Geralmente sente-se náuseas, gases, estufamento, queimação, diarréia ou constipação intestinal. Dores de cabeça também são comuns, e em alguns casos podem surgir problemas na pele, como manchas vermelhas, erupções cutâneas e descamação na pele. 

O que devo consumir para substituir a ingestão do leite e derivados?
Podemos tranquilamente manter a ingestão de Cálcio e proteínas através da alimentação vegetal, sem o consumo de leite. Para isso, utilizamos a ingestão de leites vegetais como o de soja, amêndoas, castanhas e gergelim. Vegetais verdes escuros e leguminosas também contribuem para o equilíbrio alimentar. Já existe no mercado uma variedade de leites e iogurtes sem lactose. 

Lembrando que nem sempre é necessário retirar totalmente o leite da alimentação, por isso pergunte sempre ao seu nutricionista antes de fazer mudanças radicais. 


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Barras de Cereais

As dicas de hoje são sobre as BARRAS DE CEREAIS

Elas podem ser ótimas aliadas à dieta se utilizadas de forma correta, mas também podem "jacar" se forem consumidas em excesso. 

1) Procure consumir barras feitas somente de Nuts, sementes, sem conservantes, orgânicas ou caseiras. 
2) Muitas das barrinhas famosas no mercado possuem grande quantidade de açúcar, gordura e pouca quantidade de fibras... elas podem te enganar!!!
3) Em hipótese alguma substitua uma refeição pela barrinha. Ela deve ser utilizada como lanche rápido, quando não há disponibilidade de consumir outro alimento. Por exemplo: no intervalo da aula, no trânsito, durante o trabalho.
4) Evite excessos, no máximo 1 ou 2 barrinhas por dia.
5) Beba água: a ingestão de fibras sem água pode causar constipação. Se você busca um bom funcionamento intestinal, não esqueça da água!
6) Esqueça as calorias! Muitas vezes as menos calóricas contém mais conservantes e gordura. Leia o rótulo sempre!


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Suco de Frutas e Diabetes tipo II



Quem abrir as páginas de notícias esta semana, dará de cara com um artigo que fala sobre a ingestão de suco de frutas, frutas e o aumento da glicemia nos diabéticos tipo 2. 

O artigo publicado no dia 29 de agosto de 2013 trás como título: "Fruit consumption and risk of type 2 diabetes: results from three prospective longitudinal cohort studies".

Talvez por um erro de tradução, ou até mesmo preguiça de ler o artigo todo, alguns sites trazem uma visão totalmente errada do estudo, e quem lê não sabe o que fazer... afinal, suco de fruta pode ou não pode??? 

Vamos lá, o artigo na íntegra está neste link: ARTIGO NA ÍNTEGRA e em inglês... mas mesmo utilizando um tradutor online dá pra ter uma boa noção do que o artigo diz. 

Resumidamente, o estudo sugere a ingestão de frutas frescas inteiras para reduzir os riscos de diabetes tipo II. A lógica é muito simples, frutas tem fibras, digestão lenta e consequentemente não há pico de glicemia.

Sucos já estão em estado líquido, fazendo uma digestão mais rápida, e um pico glicêmico, ou seja, o açúcar entra mais rápido na corrente sanguínea. 

Segundo o estudo, a ingestão diária de Mirtilhos, uvas e maçãs reduzem os riscos de desenvolver diabetes tipo II. De outro lado, melão, laranja e pêssegos tendem a aumentar o risco. 

Ainda vale seguir a velha dica da nutri = comer tudo controladamente. Não se desespere... ingerir suco de fruta natural ainda é muito mais saudável do que refrigerantes ou sucos industrializados. 

E não esqueça, que cada pessoa tem suas necessidades diferentes. Por isso o acompanhamento do diabético ao nutricionista é super importante.


Fonte:
BMJ 2013; 347 doi: http://dx.doi.org/10.1136/bmj.f5001 (Published 29 August 2013)
Cite this as: BMJ 2013;347:f5001

Imagem:
Google imagens

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Panqueca Proteica



Para o pós-treino  

Receita:
1 scoop de whey protein de banana ou baunilha (30g)
2 claras

Recheio:
1 banana
1 col. de sobremesa de mel
Alfarroba e canela em pó para polvilhar

Para a massa: misture o whey às claras, e bata utilizando um garfo. Leve à uma frigideira própria para panquecas sem óleo. Molde a panqueca e recheie.

Se preferir, substitua o whey por 2 co. de sopa de aveia, caso deseje reduzir a qntde de proteínas e calorias. Com whey cada unidade fica em torno de 200kcal, com aveia, 150kcal em média.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Nutella de Alfarroba



Saudável, sem glúten, sem lactose 

Receita: 
100g de avelãs
50g de macadâmia
50g de alfarroba em pó
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de óleo de girassol
2 colheres de sopa de água

Primeiro, triture as avelãs e a macadâmia. Acrescente os outros ingredientes e bata até virar um creme.

O nome Nutella é sugestivo, pois o sabor fica beeem diferente, porque a alfarroba tem um sabor bem característico. Mas dá pra encarar bem numa torrada ou panqueca no café da manhã. Ela tem sabor semelhante ao do chocolate amargo.

Alfarroba é utilizado como substituto do chocolate, é ideal para praticantes de atividades físicas pois dá energia e disposição.

As avelãs e a macadâmia são ricas em fibras que auxiliam no bom funcionamento do trânsito intestinal. São antioxidantes, e contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares.


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Glúten - Lei Municipal 4.118 Foz do Iguaçu

Estabelecimentos da área de alimentação em Foz do Iguaçu tem alguns dias para se adequar a Lei Municipal 4.118, que obriga a divulgação nos cardápios dos estabelecimentos, informações sobre existência ou não de glúten nos alimentos comercializados.

A lei datada em 30 de julho de 2013, dá o prazo de 180 dias a partir desta data, para adequação dos estabelecimentos.

Interessados em regulamentar seus cardápios, podem me contactar para receber mais informações.


A Lei está publicada na Íntegra no Diário Oficial do Município de Foz do Iguaçu - ANO XV -Nº. 2054 – 31 de julhode 2013 e pode ser acessada pelo seguinte endereço eletrônico: http://www3.pmfi.pr.gov.br/DiarioOficial/Publicacoes/2013/07/2054.pdf


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Novo Endereço

Atenção pacientes e futuros pacientes:

Atendendo em novo endereço.

Clínica Iguaçu
R. Marechal Floriano Peixoto, 1374 - Centro - Foz do Iguaçu/PR
(45) 3025-3008 / 3029-1001

Atendimento particular e Planos de Saúde com Desconto Especial:
Cataratas
Sas
Geap
Bradesco Saúde
Saff
Ideal Consultas
Intermédica

Plano de Saúde com Reembolso:
Itaipu



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Arroz Integral

Certamente você já ouviu falar que deve substituir a ingestão de arroz branco por arroz integral, mas você sabe o motivo de fazer esta mudança???


Primeiramente, o arroz integral, por não passar por processo de polimento e remoção de casca, mantém a maior parte das propriedades nutricionais, como vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras, existentes em pouca quantidade no arroz branco. 

Quando falamos de valor calórico, há pouca diferença entre os dois tipos, porém, as fibras presentes no arroz integral facilitam o processo de digestão, melhoram o funcionamento intestinal e diminuem as quantidades de calorias a serem absorvidas. Por isso, ingeri-lo diariamente é ideal para quem busca uma dieta de emagrecimento, controle do diabetes, hipertensão ou simplesmente uma alimentação saudável. 

Como cozinhar o arroz integral?
Uma das dificuldades de quem está começando a ingestão deste arroz é fazer o cozimento de forma adequada. A primeira dica é: não ter pressa. A alta quantidade de fibras faz com que o cozimento demore mais se comparado ao arroz branco. 

Como não tenho muito tempo, costumo cozinhar uma quantidade que vá me atender 3 ou 4 dias. Então utilizo 1 1/2 xícara de chá de arroz integral, para este período, para uma pessoa. 

Primeiro eu coloco 1 fio de azeite de oliva na panela, e douro 3 dentes de alho amassados e 1 cebola picada. Acrescento o arroz integral, 1 pitada de sal marinho e 4 xícaras de água fervendo. Tampo a panela e deixo cozinhar em fogo médio. O arroz tem que ficar "al dente". As vezes ele seca e precisa colocar mais um pouco de água, pra ficar mais molinho. Algumas pessoas cozinham na pressão, eu particularmente não gosto porque as fibras amolecem muito. 

Para não enjoar, vale utilizar o arroz integral em outras preparações, como bolo de arroz, arroz com vegetais, risotos, arroz de forno, etc. 

Esta receitinha eu coloquei na página do Facebook e dá super certo, além de ser pouco calórica.

RISOTO VERDE - Opção para o jantar 370 kcal porção da foto - 1 pessoa

Receita para 1 pessoa:
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola picada
- Azeite de oliva
- 130g de peito de frango em cubos
- 3 colheres de sopa de arroz integral cozido
- 1 xícara de brócolis picado
- 1 xícara de couve fatiada
- Sal a gosto
- 1 colher de sobremesa rasa de requeijão

Dourar a cebola, o alho e o peito de frango em um fio de azeite de oliva. Acrescente o brócolis e deixe refogar. Desligue o fogo e acrescente o requeijão e a couve. Usei queijo minas para enfeitar.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Hortaliças x Inverno

Frio, chuvas, geada... não há hortaliça que resista!!! 



É raro, nesta época do ano, encontrar hortaliças de boa qualidade. Além disso, os dias mais frios pedem refeições mais quentes. Muita gente confunde refeição quente com refeição calórica. Neste período de inverno dá pra abusar dos vegetais cozidos no vapor, salteados, assados e grelhados. 

Sabe-se que o cozimento em água elimina boa parte de nutrientes e fibras dos vegetais, então o mais indicado é o cozimento "al dente", e no vapor. Os grelhados e salteados em azeite de oliva também são boas opções. 

Vegetais folhosos também podem passar por processo de cozimento, como o repolho, a acelga, a couve-manteiga, as folhas de brócolis e de beterraba. 

Evite utilizar caldos de legumes industrializados. O melhor é temperar com azeite de oliva extra-virgem, limão ou vinagre de maçã, alho, cebola, ervas finas, cheiro verde, gengibre e pimenta. Lembrando que o vinagre de maçã, o gengibre e a pimenta são alimentos termogênicos - que ajudam a acelerar a queima de gordura corporal. 

Aumente a ingestão de fibras utilizando sementes e grãos integrais como aveia, linhaça, chia e quinoa. 

Imagem:
Google imagens

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sair de casa sem sair da dieta!

Uma das grandes reclamações dos meus pacientes é que não dá pra sair de casa quando se está seguindo um plano alimentar... muitos reclamam que a vida social fica de lado... e que é difícil encontrar restaurantes com opções pouco calóricas e saborosas. 

Booommmm, então pra contradizer isso, resolvi dividir com vocês algumas experiências que tive nas últimas semanas em Foz do Iguaçu, e posso dizer que sim, é possível comer fora, com qualidade e poucas calorias... 

Primeiro resolvi conhecer o Restaurante Vó Bertila (restaurante tipo italiano) - calma que já explico tudo, rrsss - o ambiente é lindo, aconchegante, lembra muito a casa da vovó. Tá, mas aonde entra a dieta num restaurante italiano??? Primeiro lugar, vá direto ao menu de saladas, a casa disponibiliza 3 opções: atum, radicci ou palmito. Provei a salada com palmito, e é divina!!! Uma porção beeeem generosa de folhas (alface, agrião, rúcula), ricota, palmito, azeitonas, cenoura ralada e tomate cereja. Juro que depois da salada você não vai neeeem pensar no menu das massas, ela satisfaz muito!!! A porção serve 2 pessoas com tranquilidade. Vale até tomar um vinho tinto pra acompanhar!


Imagens retiradas da Internet / Instagram

No fim de semana, uma volta em Puerto Iguazú - AR, parei no Resto Bar Quita Penas. Ambiente lindo, boa música, lugar romântico... O menu é incrível, e o preço beeem camarada. De novo uma surpresa, filé acompanhado de salada. Uma porção super generosa... Dá pra escolher grelhado ou milanesa - se está de dieta vamos de grelhado, ok!!! Infelizmente não tirei fotos dos pratos, mas das próximas vezes vou preparada... Mesmo assim procurei umas fotinhos na internet para ajudar.


Imagem retirada da Internet / Instagram

Espero poder em breve postar outras opções pra vocês... mas fiquem de olho nos menus, dá pra fazer escolhas saudáveis sim!!! 


Bjss da Nutri

terça-feira, 11 de junho de 2013

Pinhão é "bão" Sebastião!!!

E colocar na dieta, pooooode!!!

O inverno está chegando e não tem coisa mais aconchegante do que comer um punhado de pinhão à beira do fogão à lenha. Há ainda um certo tabu em relação ao pinhão e a dieta de emagrecimento. Muitas pessoas deixam de ingerí-lo por acreditar que, sendo rico em carboidratos e calorias, ajuda a aumentar o peso. É claro, que ingerido em excesso, assim como qualquer outro alimento, pode levar ao aumento da gordura corporal, mas na medida certa, não faz mal algum!

Pinhões são ricos em vitaminas K e E e minerais como cálcio, zinco, manganês e ferro. Além de ser uma boa fonte de energia através do seu carboidrato, o pinhão também tem uma boa quantidade de proteínas. Rico também em fibras, os pinhões ajudam a manter o trato intestinal funcionante. As gorduras mono e poliinsaturadas encontradas nas sementes ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o envelhecimento das células. Alguns produtores frisam a boa quantidade de vitamina C contida no pinhão, porém o cozimento elimina boa parte da vitamina, então, melhor não contar com ela.

Mas lembre-se de consumir na medida certa!!! Cerca de 20 kcal contém cada pinhão, então, o ideal é consumir de 6 a 10 pinhões em uma refeição - que pode ser no lanche da tarde por exemplo. Se for acrescentado à preparações, pode ser substituído pelo arroz e/ou massas nas principais refeições. 

Também é importante controlar a quantidade de sal acrescida no cozimento, utilize o menos possível. 

E bora aproveitar uma receitinha da nutri =D

SALADA DE PINHÃO

- Folhas de alface e rúcula
- 1 xícara de pinhão cozido e picado em cubinhos
- Tomate cereja
- Ricota fresca picada em cubinhos
- Azeite de oliva a gosto
- Sal a gosto
- Vinagre de maçã a gosto

Forrar o fundo de uma travessa com as folhas, colocar o pinhão no centro e enfeitar com a ricota e o tomate cereja. Tempere a gosto. Se quiser, pode polvilhar castanhas trituradas ou sementes de linhaça.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Síndrome do Ovário Policístico e Ganho de Peso

Na prática clínica, a existência de mulheres com sobrepeso e obesidade, portadoras da síndrome do ovário policístico é grande. A relação muitas vezes passa despercebida, já que a síndrome na maior parte das vezes é assintomática. Porém, o acompanhamento nutricional nestas mulheres é fundamental, pois além do excesso de peso há risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os ovários são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos e por acolher os óvulos da mulher.


Sabe-se que pelo menos 50% das mulheres que apresentam a síndrome tem uma produção excessiva de insulina pelo pâncreas, que é causado pela resistência insulínica. A produção de insulina ocorre para fazer a degradação da glicose - açúcar - ingerida, e quando o corpo resiste a esta insulina produzida, a queima de glicose é menor. Com isso, a resistência a insulina leva o corpo a adquirir maior quantidade de gordura abdominal, porque a insulina acaba agindo em outros lugares primeiro, para quebrar o açúcar ingerido. 

Portanto, o tratamento da síndrome vai muito além do uso de contraceptivos e hormônios orais. Deve-se fazer um controle rigoroso da glicose sanguínea e lipídeos, que estão diretamente ligados a doenças cardiovasculares e diabetes. 

A alimentação deve ser acompanhada por um profissional que se empenhará em reduzir os riscos de desenvolvimento destas doenças, e controlar a produção hormonal. Entre as recomendações nutricionais estão:
- Aumentar a ingestão de água e fibras para melhorar o fluxo intestinal e reduzir o inchaço abdominal;
- Ingerir alimentos termogênicos, que aceleram a queima de gordura - gengibre, chá verde, pimenta, etc;
- Ingerir alimentos ricos em "gordura boa" - que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares - castanhas, nozes, amêndoas, abacate, azeite de oliva, linhaça, sardinha, salmão, etc;
- A prática de atividades físicas é recomendada para reduzir a circunferência abdominal e parar o ganho de peso. 

Outro fator importante a ser trabalhado é o "psicológico" da mulher. Com as alterações hormonais, aumento de peso e circunferências, a mulher fica mais sensível, chorosa e pode chegar a uma depressão. Isto também deve ser avaliado pelo médico e em muitas vezes precisa de auxílio profissional adequado. 


Fonte Imagem: Google imagens

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Promoção Dia das Mães



RESULTADO:
GANHADORA LUXSANDRA BUENO MELO


PROMOÇÃO DIA DAS MÃES

Quer ganhar esta linda cesta de café da manhã com cereais, biscoitos e torradas integrais, sucos, barrinhas, geléia??

É só curtir a página no facebook e participar do sorteio!!!

Necessariamente o(a) ganhador(a) deve ser morador de Foz do Iguaçu/PR.



terça-feira, 16 de abril de 2013

SUPERALIMENTOS

Na sexta-feira 12/04/13 o Globo Repórter exibiu um programa sobre os super alimentos. Bem interessante por sinal, até me surpreendeu. Sempre vejo alguns programas da rede exibir comentários e matérias errôneas sobre alimentação e nutrição... mas este valeu a pena assistir... plausível.

Entre os alimentos comentados estão a nossa bela e brasileira Castanha, a Quinoa e o Açaí. Além de outros alimentos latinos. 

Então, pra quem perdeu ta aí na íntegra... ;)
(Clique no link para assistir os vídeos)

Parte 01

Parte 02

Parte 03

Parte 04


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cabelo, pele, unhas...

Não tem coisa que chateia mais uma mulher do que cabelo caindo, unha quebrando e pele maltratada... Toda mulher que tenha um pinguinho de vaidade, se preocupa com isso!!! E quem é que já não passou por aquele período em que se olhava no espelho e dizia "vou ficar careca"!?!! #chatiada

Como nutri e mulher vaidosa que sou, vim informar aos meus leitores que temos solução para estes problemas, e acreditem ou não, vem da nossa alimentação!

CABELOS
Nossos fios são formados basicamente de proteína - a queratina, por exemplo - por isso, ingerir boas fontes de proteína é necessário para manter os fios saudáveis e evitar a queda. Queijo branco, iogurte natural desnatado, ovos, carnes magras e grãos integrais são boas fontes de proteína e devem ser ingeridos diariamente. Indivíduos com restrição alimentar, alérgicos ou vegetarianos podem optar por ingerir o colágeno hidrolisado, sempre com uma fonte de vitamina C, que potencializa a sua absorção. Além disso, o Selênio e o Zinco também são facilitadores da absorção das proteínas, por isso procure ingerir também castanhas, nozes, amêndoas, salmão, atum, sardinha e azeite de oliva.

PELE
Os minerais Zinco e Selênio previnem o envelhecimento precoce das células e evita a descamação, principalmente no inverno quando a pele sofre os efeitos do vento frio. A vitamina E ajuda a manter a pele hidratada. Então bora comer castanhas, azeite de oliva, peixes e frutos do mar!

UNHAS
Mais uma vez o zinco tá dentro! Além dele, a falta de Magnésio, Cálcio e Vitamina A faz as unhas ficarem quebradiças e descamarem. Para ter uma unha saudável não esqueça de ingerir alimentos verdes escuros - brócolis, couve-manteiga, espinafre -, cenoura, ovos, queijo branco e iogurte natural desnatado. Além disso, a suplementação de colágeno hidrolisado e vitamina C também ajuda a manter as unhas firmes.

SUPLEMENTAÇÃO
Tá bom, já entendeu tudo que a nutri explicou né?! Mas quer um resultado mais rápido, assim, pra já!!? Então, procure ajuda de um nutricionista e inicie uma suplementação. Existem vários tipos de complexos vitamínicos no mercado, assim como preços para todos os bolsos.

Falei bastante no post sobre o colágeno hidrolisado, ele deve ser ingerido sempre com vitamina C para potencializar a sua absorção. O ideal é dissolver o pó de colágeno em um copo de suco de acerola, limão ou laranja.

Além do colágeno, existem vários suplementos específicos para cuidar da nossa pele, cabelo e unhas. Mas lembre-se, use sempre com auxilio de um profissional. Particularmente já usei e gosto muito dos suplementos da Sundown (valores menores comparados a outras marcas) e Nutrilatina (apesar do valor alto, o benefício compensa).


Clique na foto para ampliá-la.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Contando calorias #sóquenão

Tá pra surgir algo mais Out do que contar calorias... fico pensando, se alguém neste mundo ainda faz dieta de emagrecimento baseada em contagem de calorias... se faz, acho que não é nutricionista, ou anda beeeem desatualizado!!!

Pois é, ainda tem gente que não sabe, mas nos últimos anos, a contagem de calorias foi trocada pela contagem de nutrientes. Na prática, sabe-se que uma dieta equilibrada em nutrientes dá muito mais resultado no emagrecimento do que uma dieta hipocalórica (com baixas calorias).

É claro que, em muitos casos, a contagem de calorias é necessária, mas é mega importante que os nutrientes sejam levados em conta. 

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard acompanhou 120 mil americanos saudáveis por mais de 20 anos, e chegou a conclusão que é melhor cortar ou ingerir um determinado grupo de alimentos do que contar calorias. Os participantes da pesquisa cortaram da dieta alimentos ricos em açúcar, como os refrigerantes e em gordura, como as frituras (principalmente a batata frita) e conseguiram manter o peso ideal dentro de 20 anos.

Manter hábitos de vida saudáveis, praticar atividades físicas regularmente e ingerir nutrientes adequados faz toda a diferença... e mais do que emagrecer, ajuda a manter o peso.


Imagem: folha.com

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sinusite e Alimentação


Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Quem tem crises de sinusite sabe o quanto é incômodo. Muitas vezes o tratamento medicamentoso não dá o resultado esperado, e as fortes dores impedem de realizar os trabalhos cotidianos.

O que muita gente não sabe, é que os alimentos que nós comemos podem agravar os sintomas, ou até predispor o organismo a crises mais constantes. Isso ocorre, porque alguns alimentos funcionam como agentes inflamatórios e contém substâncias alergênicas, piorando o quadro. 
Pessoas com sinusite devem evitar o leite de vaca e seus derivados (requeijão, queijos, margarina, creme de leite, leite condensado, cream cheese, etc.), ovos, açúcares e guloseimas (chocolate, doces, balas, açúcar refinado), carnes gordas, carne de porco e derivados (bacon, linguiça, salame) e alimentos preparados com muita gordura. 
Em contrapartida, devem aumentar a ingestão de frutas ricas em vitamina C como acerola, morango, tomate, manga, abacaxi; castanha-do-Pará, amêndoas, feijões, folhas verdes, salmão, atum e iogurte natural desnatado.
Um nutricionista pode formular uma dieta adequada e ajudar a reduzir os sintomas da sinusite. O tratamento medicamentoso deve ser supervisionado por um médico.

Suco para Sinusite
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1/2 cenoura ralada
- 1 xícara de acerola sem caroço
- 2 castanhas-do-Pará
- 500 ml de água
- 1 colher de chá de mel
Bater todos os ingredientes no liquidificador e ingerir.


Imagens: Google imagens
Fontes: drauziovarella.com.br
            Karina Rigo

segunda-feira, 25 de março de 2013

Páscoa... Chocolate...

Esta semana tem feriado... Páscoa, e com ela os chocolates...

Preparei algumas dicas sobre os chocolates, quantidade de gordura, qual escolher, quanto comer...

Apesar de todos os preparativos do coelhinho, não esqueçam do verdadeiro significado da Páscoa... Jesus ressuscita, trás esperança, vida nova... Assim nós também devemos viver!!! Caiu, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!!!

Pra visualizar em tamanho maior é só clicar na foto!!



Uma Feliz Páscoa a todos, e sem exageros!!!



segunda-feira, 4 de março de 2013

SORTEIO ESPECIAL SEMANA DA MULHER

Olá...

sabemos que dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher... e não podemos deixar de falar da saúde da mulher... prevenção de câncer de mama, dst´s, obesidade, hipertensão, diabetes... 

Na FANPAGE está rolando um mega sorteio!!! Presente pra mulherada!!!

Quem curtir a página no face e compartilhar a imagem do sorteio estará concorrendo a 1 caixa de colágeno hidrolisado, e o sorteio já é dia 8 de março, sexta-feira!!! Não precisa ser de Foz pra participar... mando pra qualquer lugar do país. :)

Legal né!!!!

Além disso, na sexta-feira, dia 8, também participarei de um ciclo de palestras e cuidados com a saúde da mulher. Será no CMEI do Parque Imperatriz em Foz do Iguaçu, a partir das 16h e toda a comunidade está convidada. 

Serão realizadas palestras sobre a saúde da mulher, estudantes de biomedicina estarão aferindo pressão arterial e dosagem de glicemia no sangue. E a nutri irá realizar avaliação nutricional das mulheres interessadas. 

Vamos lá mulherada!!! Bora participar!!!








quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Salada Oriental

Olá... pra esta semana, uma receitinha delícia pra vocês!!! :) 

Rico em Omega 3 o salmão ajuda a prevenir doenças do coração. Além disso, é uma ótima fonte de proteínas, de alta absorção, ideal para ser ingerido depois das atividades físicas. 

O azeite de oliva extra-virgem também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, mas deve ser usado com cautela, devido ao alto teor calórico. 

Para completar, as folhas melhoram o funcionamento intestinal, e o alface, se ingerido a noite, funciona como calmante, melhorando o sono. 

Aproveitem!!! :D






sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Amamentação e Alimentação do Bebê

Olá,

o post de hoje é voltado para as futuras e atuais mamães que se preocupam com a amamentação e alimentação do bebê. Estou disponibilizando cartilhas de bolso com orientações nutricionais e dicas de aleitamento materno. 

A cartilha foi desenvolvida pelo Senac e IBFAN BRASIL (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) e abrange temas como as vantagens da amamentação, mitos relacionados a alimentação do bebê e a produção de leite materno e introdução de alimentos à rotina do bebê. 

A cartilha não tem custo, e quem quiser receber em casa fica responsável apenas pelo custo de postagem. 

Interessados podem entrar em contato pelo Formulário de Contato.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Projeto de Educação Nutricional


No mês de dezembro de 2012, o Nutricard iniciou suas atividades do Projeto de Educação Nutricional, junto à nutricionista responsável técnica Karina Rigo. Em visita a uma empresa da área de construção civil (Iguassu Engenharia e Construções), a nutricionista apresentou suporte para uma alimentação saudável e adequada aos trabalhadores.

Durante a palestra foram abortados temas como: a importância do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador; quantidade de energia necessária pra o trabalho desenvolvido; dicas de alimentação saudável e pirâmide alimentar.

Ao término da palestra, os participantes tiveram oportunidade de sanar dúvidas sobre alimentação e debater sobre o que gostariam de melhorar em sua alimentação.

Além disto, alguns participantes com necessidades alimentares especiais como diabéticos e hipertensos receberam suporte para uma dieta especializada.

Participaram da palestra cerca de 50 trabalhadores da área de construção civil e todos receberam materiais impressos contendo as informações repassadas durante a palestra.

Esta é apenas a primeira palestra do Projeto que visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores beneficiados pelo PAT, melhorar a disposição para o trabalho e passar informações referentes a uma boa alimentação. 


Foto: Ricardo Saito


Foto: Ricardo Saito

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Agendamento de Consulta Online

Pensando em facilitar a vida dos pacientes, o blog agora conta com um módulo de Agendamento de Consulta. 

Basta preencher este formulário, e aguardar o contato por telefone ou email confirmando a data e horário da consulta. É muito importante saber que as consultas são presenciais. 

Após a confirmação, o paciente deve comparecer no consultório, no dia e horário marcados, vestindo uma roupa leve, de preferência malha para prática esportiva. Esta vestimenta facilita a aferição de dados antropométricos. 

Sem sair de casa, sem telefone ocupado, sem stress!!! 

Estarei de férias até o dia 07 de fevereiro de 2013. Mas a partir do dia 08 volto a atender normalmente no consultório. 

Um grande abraço!!!