segunda-feira, 14 de março de 2011

Alimentação e Saúde Dental

A nutrição desempenha um papel importante na saúde oral. Ter uma dieta equilibrada em nutrientes pode fazer uma grande diferença à sua saúde bucal. 

     Uma alimentação correta oferece aos tecidos dos seus dentes e gengivas os nutrientes e minerais mais importantes para que eles se mantenham fortes e resistentes a infecções que contribuem para a doença gengival. Alimentos duros e fibrosos como as frutas e os vegetais, ajudam a manter as gengivas e dentes limpos, porque durante a mastigação, promovem uma ação de auto-limpeza, não substituindo, porém, a escovação após as refeições. Estes alimentos são chamados de "alimentos detergentes" e fornecem vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças. Por outro lado, alimentos moles e muito aderentes tendem a manter-se nas fissuras e entre os dentes, promovendo a acumulação de placa bacteriana, são os chamados "alimentos adesivos". 
     Os açúcares existentes em muitos alimentos e bebidas ajudam a formar a placa bacteriana que destrói o esmalte dos dentes. A ingestão exagerada de alimentos ácidos como o abacaxi, laranja, limão e cítricos em geral, além dos refrigerantes, favorecem a erosão ácida, que se manifesta sob a forma de desgaste da estrutura dentária, mesmo na ausência de cárie e em bocas bem higienizadas.
     A má nutrição e deficiências vitamínicas provocam a diminuição do fluxo salivar, gengivite e outras alterções na gengiva. Pessoas que fazem dietas de emagrecimento muito restritivas, muitas vezes, erroneamente, permanecem em jejum prolongado, o que leva a hipoglicemia e a queima de gordura, que produz gases de odores fortes. Além disso, o uso de fórmulas fortes para emagrecimento, costuma provocar desidratação pelos laxantes e, por este motivo, também ocorre diminuição do fluxo salivar e formação de língua branca e mau hálito. Transtornos alimentares como a bulimia e a anorexia, afetam diretamente os dentes por erosão do esmalte dentário, causado pelo ácido contido nos vômitos forçados.
     Para manter os dentes em boas condições ou prevenir doenças dentárias siga algumas dicas:
  • Limite a ingestão de alimentos açucarados ou ricos em hidratos de carbono como balas, chocolate, refrigerantes e doces em geral;
  • Bebidas como o café, chá mate e refrigerantes a base de cola podem escurecer e manchar os dentes, procure ingerí-los com moderação;
  • Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, após as principais refeições, utilize também o fio dental;
  • Na infância e durante a gestação, a quantidade de cálcio ingerida deve ser aumentada para garantir a boa formação dos dentes. Consuma alimentos como o leite, queijos, iogurtes e vegetais verdes escuros;
  • A ingestão correta de vitamina C ajuda a prevenir problemas nas gengivas. Consuma alimentos ricos na vitamina, como acerola, morango, abóbora, goiaba e frutas cítricas.
Fontes:
www.colgate.com.br
www.dentistavirtual.com.br
www.oralline.com.br

Imagens:
Google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário