Os adoçantes, muito utilizados nas dietas de emagrecimento, são compostos por edulcorantes, podendo ser naturais ou artificiais e conter ou não calorias. Os adoçantes também estão presentes em produtos com finalidades dietéticas especiais, como os alimentos diet´s formulados para pessoas com diabetes.
Com o uso indiscriminado dos adoçantes, pouca gente sabe que alguns deles podem ser prejudiciais a saúde e não são indicados para todos os ciclos da vida, sendo proibidos para crianças ou gestantes, por exemplo. Outro ponto desconhecido, é que o uso de adoçantes, não evita o ganho de peso, já que eles não são capazes de reduzir a vontade de ingerir doces.
Dentre os adoçantes artificiais podemos encontrar a Sacarina, a Sucralose, o Acessulfame K, o Aspartame e o Ciclamato. Já a Stevia é considerada um adoçante natural.
SACARINA
É capaz de adoçar 300 vezes mais do que o açúcar e tem gosto amargo. Geralmente é utilizado em xaropes e medicamentos contra a tosse. Em 1981 a substância foi proibida nos EUA, sendo incluída na lista de substâncias perigosas para a saúde, por suspeita de causar câncer de bexiga em animais de laboratório. Em 2010, ela foi retirada da lista por não ser considerada potencialmente perigosa para a saúde.
SUCRALOSE
Adoça 600 vezes mais do que o açúcar. Não tem sabor residual e pode ser utilizado na culinária. É considerada um dos adoçantes mais seguros para a saúde humana, por não possuir efeitos adversos. Porém seu valor de mercado é mais alto do que os outros adoçantes, fazendo com que ele não seja acessível a todas as pessoas.
ACESSULFAME K
Possui poder de adoçar 200 vezes mais do que o açúcar e também não deixa sabor residual. Este adoçante é muito utilizado em refrigerantes, gomas de mascar e na indústria farmacêutica. Não há dados sobre possíveis efeitos tóxicos da substância.
ASPARTAME
Também tem poder adoçante cerca de 200 vezes maior do que o açúcar. Seu sabor é perdido em altas temperaturas e é uma das substâncias mais utilizadas em produtos light´s e diet´s. Apesar de seu uso ser considerado seguro na gravidez (somente doses muito grandes de adoçantes seriam tóxicos ao feto), seu uso deve ser controlado por gestantes.
CICLAMATO
Seu poder adoçante é pequeno, cerca de 40 vezes maior do que do açúcar. É muito utilizado em refrigerantes, e por conter sódio deve ser evitado por hipertensos e pessoas com problemas renais.
STEVIA
Adoçante natural, capaz de adoçar 300 vezes mais do que o açúcar. Tem sabor residual forte. Assim como a sucralose, é considerado um dos adoçantes mais seguros para a saúde e é o adoçante mais utilizado nos EUA.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre cada adoçante, basta decidir qual o melhor a ser utilizado. Particularmente, fico com os adoçantes a base de Stevia e Sucralose.
Imagens:
Google imagens
Fontes:
www.oglobo.com.br/vivermelhor
www.diabetes.org.br
Oi Karina,
ResponderExcluirPassei para ler suas postagens e percebi que não estava te seguindo...
Agora estou.
Parabéns e grande abraço!
Sabrina.
http://sabrinanonureddine.blogspot.com