Embutidos são alimentos constituídos basicamente de carne e temperos, principalmente sal. Geralmente, as carnes utilizadas para a fabricação de embutidos são de má qualidade, possuem grande quantidade de gordura, e sua ingestão rotineira favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares e dislipidemias. Os embutidos surgiram com a necessidade de preservar os alimentos, quando não havia tecnologias de conservação, como nos dias de hoje.
A quantidade de gorduras e sódio nestes alimentos é grande, portanto, devem ser evitados por hipertensos, diabéticos, cardiopatas, pessoas com problemas renais ou que tem retenção de líquidos. Para entender bem a diferença entre os embutidos mais consumidos, elaborei a tabela abaixo. Visto que dentre eles, o peito de peru é a melhor opção para consumo, porém seu uso também deve ser controlado.
Karina,
ResponderExcluirTodos os dias como 2 lanches de pão integral com fatias de peito de peru cada: um no café da manhã e outro no lanche da tarde. Cada lanche tem 3 fatias de peito de peru.
Sou magro (1.72m e 67kg) mas tenho muita fome durante a tarde... só uma fruta ou barrinha de cereal não resolveriam meu problema. =)
Obrigado.
Flavio
Ah, esqueci de fazer a pergunta, claro: voce acha que isso é um grande problema?
ResponderExcluirObrigado.
Flavio
Olá Flávio,
ResponderExcluirapesar do peito de peru ser uma boa opção para consumo no lugar dos outros embutidos, não deve ser consumido em excesso, lembrando que é uma fonte de proteínas e somado as outras fontes que você venha a ingerir durante o dia (laticínios, ovos e carnes), pode ultrapassar a quantidade que você precisa ingerir diariamente (em torno de 15% da alimentação deve ser de proteínas).
O mais indicado é que vc procure um nutricionista para calcular os nutrientes da sua dieta e passar as informações necessárias para deixá-la mais balanceada.
Att.